7 dicas essenciais que vão estimular a saúde do seu filho

Com o final do ano, as férias dos nossos filhos chegam junto com o Natal e as comemorações de Ano Novo. Com isso, é comum que eles fiquem em casa a maior parte do tempo, e isso pode levar a um grande sedentarismo.

“Como assim?” Vamos lá! Estando de férias, muitas crianças vão passar a maior parte do dia na frente da televisão, internet ou em jogos de videogame, e isso pode trazer algumas consequências para a saúde deles, como falta de apetite, preguiça e a falta da prática de esportes.

Portanto, temos algumas dicas para você se atentar a saúde dos seus filhos, principalmente nas férias.

#1 Inove ao montar os pratos

Por mais clichê que pareça, isso funciona muito bem – principalmente com os menores. Ao montar pratos coloridos, diferentes e formando desenhos, você estará estimulando a criança a comer de uma maneira saudável, sem deixar parecer que comer legumes e vegetais seja uma tortura.

#2 Estabeleça regras

Mostre que você  é soberano sobre as decisões da criança, e que está impondo regras e condições, pois quer o melhor para ela. A maneira mais aconselhável  de fazer com que ela  aceite isso, é conversando e separando em horários. Uma boa dica para isso é estabelecer algo do tipo: “Só vai poder jogar 1 hora de videogame caso coma tudo no almoço”.

#3 Evite lanchinhos fora de hora

É muito comum as crianças sentirem vontade de comer algo durante o dia, porém, busque regular a alimentação desde já. Ensine que comer chocolate, tomar sorvete, chips e refrigerante só será permitido nos finais de semana. Para isso, é bom regular de segunda a sexta com um docinho após a janta ou algo do tipo, porém, nada de exagero, apenas uma quantidade para saciar a vontade de comer um doce.

#4 Estimule a prática de esportes ou exercícios físicos

Com o aumento do sucesso da internet, as crianças estão cada vez mais querendo ficar em casa, e cada vez menos querendo sair e brincar com os amigos na rua, por exemplo. Por isso, é extremamente importante que você estimule a prática de  esporte ou alguma outra  atividade física. Para isso, você pode colocar como uma das condições da #Dica2 e,então, separe uma hora do dia para fazer com que a criança gaste energia.

Além disso, um ótimo conselho é você, pai ou mãe, acompanhá-lo em alguma atividade física. Seja uma caminhada, um jogo de futebol ou basquete, ou até mesmo algum outro tipo de brincadeira. Afinal, isso será benéfico tanto para o seu filho, quanto para você.

#5 Preste atenção ao sono do seu filho

Não adianta você somente dividir as tarefas e deveres do seu filho se não separar um horário adequado para dormir. É extremamente importante educá-lo e ensiná-lo que é preciso dormir ao menos 8 horas por dia, que é o necessário para ele ter energia suficiente para brincar no outro dia.

#6 Lembre-se do protetor solar

Outra dica muito importante é não se esquecer do protetor solar. Mesmo que você saiba que a criança vai ficar em casa o dia todo, acostume-a desde cedo a usá-lo por mais que ela não goste. Ensine que isso é necessário para deixar a pele saudável, e caso não use  terá problemas – aqui vale por um medinho nos filhos (risos).

#7 Converse e seja amigo

Por mais que muitas coisas eles ainda não entendam, é muito importante ter uma relação de conversa e amizade com o seu filho. Pergunte como foi seu dia, o que  tem feito, quais jogos tem jogado e com quem anda brincando. Além disso, conte um pouco como foi o seu próprio dia de trabalho e fale sobre algumas coisas que pareça confidencial. Isso irá estabelecer uma relação mais do que pai/mãe e filho, será bom para o relacionamento e amadurecimento da criança.

Essas são algumas dicas de como estimular uma vida saudável para o seu filho desde pequeno. Mostre desde já que cuidar da saúde é uma das prioridades da vida, afinal, quem cuida, bem fica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *